Eu adoro desafios e criar uma receita nova de pão vegano fácil é sempre desafiador. Quando você não tem a estrutura e liga que o trigo e o ovo proporcionam tudo fica mais complicado para você conseguir uma textura ideal. Mas após algumas tentativas consegui desenvolver uma receita prática, nutritiva e muito saborosa.
Pra mim uma receita de pão deve ter fatias estáveis, que não se desmancham ao toque, oferecer uma certa resistência quando espalhamos os acompanhamentos por cima e uma casquinha deliciosa por fora. Ah e claro, deve ser macio na medida certa, sem que lembre muito uma textura de bolo.
RECEITA DE PÃO VEGANO FÁCIL E RÁPIDO
As receitas de pão aqui do blog sempre são muito acessadas, acredito que o pão seja um dos principais alimentos que buscamos alternativas quando pensamos em ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Esta receita de pão vegano fácil também é uma receita de pão muito rápida. Eu já publiquei por aqui a receita de pão vegano que minha mãe desenvolveu, e se você gosta de receitas práticas e ainda não viu este pãozinho é só clicar aqui!
Mas voltando para esta receita de pão vegano fácil o que tenho pra lhe dizer é que essa é uma daquelas receitas simples, que você só suja uma bacia e uma colher pra preparar a massa e é só misturar tudo que já está pronto. Eu demorei menos de 15 minutos pra separar todos os ingredientes, medir, untar a forma e colocar o pão para crescer, ou seja, muito fácil e rápido.
INGREDIENTES PÃO VEGANO FÁCIL
Para esta receita de pão vegano fácil eu escolhi o trigo sarraceno, também conhecido como trigo mourisco e o amendoim para servirem de base para o pão. Para dar mais maciez e leveza complementei a receita com aveia em flocos e araruta.
E se você está pensando que o trigo sarraceno tem glúten, não se preocupe, ele é isento de glúten e não tem nada a ver com o trigo tradicional. O trigo sarraceno é rico em fibras insolúveis que ajudam a deixar a textura deste pão vegano fácil perfeita.
Além das fibras é de baixo índice glicêmico, tem um sabor amendoado, rico em minerais, aminoácidos essenciais e também é antioxidante. Ou seja, tudo que buscamos para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. Se você não encontrar o trigo sarraceno na sua cidade substitua por farinha de arroz, de preferência integral (confira mais detalhes desta substituição no final do post).
Já o amendoim ajuda na estrutura da massa e seu óleo natural deixa a massa mais macia, sem falar que o sabor que ele confere à massa é uma delícia. Se você for alérgico ao amendoim, ou não gostar do sabor, você pode usar qualquer farinha de oleaginosas ou se sementes de girassol para substituir.
Os flocos de aveia permitem uma estrutura mais areada, ajudam o pão a crescer melhor e seu sabor neutro não interfere nos outros sabores. Se você for celíaco e não encontrar aveia sem glúten você sempre pode substituir por quinoa em flocos, porém o floco da quinoa é mais denso e deixa o pão um pouco mais pesado e assim cresce um pouquinho menos. Se não for celíaco compre a aveia “contaminada” por glúten que é mais barata e igualmente nutritiva.
A araruta é um amido de fácil digestão e também é bastante aglutinante. Eu encontro araruta com facilidade no mercado em pacotes de 500 gramas próximo aos polvilhos e farinhas. Se você não encontrar na sua cidade você pode substituir por qualquer outro amido, mas o polvilho doce é meu preferido para substituir a araruta.
INGREDIENTES PÃO VEGANO FÁCIL
1 xícara de farinha de trigo sarraceno ou substitua por farinha de arroz (confira o final deste post pra ver as alterações desta substituição)
1 xícara de farinha de amendoim (é só bater os grãos torrados no liquidificador até virar farinha – substitua por qualquer farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol)
1/2 xícara de aveia sem glúten em flocos finos (substitua por quinoa em flocos, com quinoa cresce um pouco menos, adicione 2 colheres de sopa extra de água para compensar a textura)
1/2 xícara de araruta (substitua por polvilho doce)
2 colheres de sopa de açúcar mascavo (não pode ser adoçante, substitua por qualquer outro açúcar ele será consumido na fermentação)
1 colher de sopa de fermento biológico seco instantâneo
1 colher de chá rasa de sal
2 colheres de sopa de óleo ou azeite (use qualquer gordura, usei óleo de castanha do Brasil)
1 xícara de água morna (adicione mais 1 ou 2 colheres de sopa se necessário para ajustar a consistência da massa – confira a textura no vídeo).
MODO DE PREPARO PÃO VEGANO FÁCIL
Misture todos os ingredientes secos em uma bacia, tome cuidado apenas para não encostar o fermento biológico diretamente com o sal.
Adicione 1 xícara de água e 2 colheres de sopa de óleo, mexa bem até formar uma massa grossa e levemente elástica. Se a massa ficar muito grossa adicione 1 colher de sopa de água e mexa novamente, se precisar adicione mais 1 colher colher de sopa de água. Observe a textura da massa no vídeo para conseguir visualizar o ponto ideal da massa.
Transfira a massa para uma forma de pão untada e polvilhada, a forma que sempre uso é uma forma média de silicone que mede 22 cm de comprimento, 6 cm de altura e 8 cm de largura, se você estiver usando uma forma grande de pão, dobre a receita. Como a forma é de silicone eu só unto com um pouco de óleo.
Deixe crescer até dobrar de volume, aproximadamente 30, 40 minutos. Eu gosto de deixar crescer dentro do forno micro-ondas desligado junto com 1 xícara de água fervida. Essa umidade e calorfazem com que o pão cresça melhor.
Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por aproximadamente 30 minutos ou até que o pão fique dourado e sua casa com cheirinho de pão fresco.
Deixe esfriar até que consiga encostar na forma, depois desenforme o pão e deixe esfriar por completo sobre um papel toalha ou uma grade. Não corte o pão vegano fácil muito quente para que não fique abatumado.
COMO SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO SARRACENO POR FARINHA DE ARROZ
Eu sei que em muitas cidades do interior é difícil de achar farinhas alternativas, por isso gosto sempre de passar todas as substituições para que você consiga adaptar com os ingredientes que tem em casa.
Porém toda vez que você faz qualquer modificação e substitui um ingrediente você cria uma nova receita, sempre vai mudar um pouco, algumas vezes as mudanças são pra melhores e outras vezes prejudicam a textura ideal da massa.
Eu sempre gosto de testar várias possibilidades e já aprendi muito com os erros. Como a farinha de arroz é uma das mais baratas e mais facilmente encontradas resolvi fazer a mesma receita trocando a farinha de trigo sarraceno na mesma proporção por farinha de arroz.
O resultado é que a receita funcionou, ficou um pão até bem fofinho, um pouco mais firme que o original, mas ele cresceu um pouquinho menos e eu precisei usar além da 1 xícara de água morna, mais 2 colheres de sopa de água para tentar igualar com a textura da massa crua original, e mesmo assim não ficou a mesma coisa que a massa original.
A farinha de trigo sarraceno possui fibras insolúveis, essas fibras quando hidratadas forma uma massa mais viscosa e elástica. Essa elasticidade permite que o pão cresça melhor e a textura fique um pouco mais macia sem ser farelenta. Quando você puxa a massa para cima ela meio que forma um pico, isso não acontece quando você troca pela farinha de arroz. Veja abaixo a foto da massa de pão vegano fácil com a farinha de trigo sarraceno:
Como eu testei a receita apenas para confirmar que a substituição funcionava eu acabei não batendo a foto da massa que usei a farinha de arroz, mas realmente a única diferença visível é que ela não forma esse pico elástico. A textura é grossa, mas não muito seca.
As farinhas sempre variam de marca pra marca, umas são mais secas, outras mais úmidas, e até a umidade da sua cidade e a temperatura podem interferir na massa do seu pão vegano fácil. Se você achar que mesmo com as duas colheres de sopa de água extra sua massa ainda estiver um pouco firme demais adicione mais 1 colher de sopa de água, mas não ultrapasse 3 colheres de sopa.
Se sua massa ainda estiver muito dura mesmo com essa água extra talvez você tenha errado na medição da goma xantana. Use sempre colheres medidoras para garantir um resultado perfeito. A goma xantana em excesso não permite que o pão cresça e ele fica abatumado.
Mesmo esquecendo de bater a foto da textura da massa com farinha de arroz eu lembrei de colocar um pão do lado do outro para que você consiga comparar as pequenas mudanças. O pão da esquerda é o pão vegano fácil original, perceba que o trigo sarraceno sempre deixa as receitas mais escuras. O pão da direita é a mesma receita apenas substituindo a farinha de trigo sarraceno por farinha de arroz.
Não sei se você consegue perceber mas o pão com farinha de arroz é menos aerado, ou seja, um pouco mais denso e assim mais firme. Ele também cresceu um pouquinho menos, ficando um pouco mais quadrado por não ter expandido tanto no crescimento e acompanhado o formato da forma.
Quando ao sabor do pão vegano fácil ele ficou mais suave com a farinha de arroz, mas eu prefiro o sabor mais intenso e amendoado com a farinha de trigo sarraceno. Vale lembrar também que o sabor do amendoim é bem presente, se achar estranho pão com sabor de amendoim use outra farinha de oleaginosas ou de sementes de girassol.
De qualquer maneira se você não encontrar a farinha de trigo sarraceno para fazer o pão vegano fácil, vale a pena testar a receita mesmo assim usando a farinha de arroz. Tenho certeza que este pão que é super simples de preparar vai conquistar seu paladar e não vai te dar quase nenhum trabalho na cozinha.
Fonte: Amor Pela Comida
Nenhum comentário:
Postar um comentário