Segue para apreciação de meus leitores uma bela entrevista que fiz com Victoria Everett entre o fim do ano de 2017 e início de 2018. Victoria é uma estadunidense, mãe, coach de alimentação crudívora e frugivora. Há 12 anos ela se alimenta com uma dieta vegetariana crua a base de frutas e outros vegetais crus. Victoria, que hoje tem 46 anos, afirma ter se curado de esquizofrenia com sua dieta alimentar. É um caso bastante singular este na história das doenças mentais. Curar-se de qualquer problema de saúde já é raro atualmente, e curar se de um tipo de sofrimento como é o da esquizofrenia - que para a maior parte dos psicólogos, psiquiatras e médicos convencionais - seria incurável, é algo ainda mais desafiador. Ela afirma que com esta mudança alimentar os sintomas que ela tinha desapareceram e hoje ela é saudável. Aliás ela aparenta estar bem saudável mesmo ao se acompanhar seu dia a dia pelas redes sociais.
Vocês vão poder confirmar que Victoria foi diagnosticada como tendo transtorno bi-polar e depressão, porém, ao ser internada e perante os profissionais ela negou que também ouvia vozes. Ao que tudo indica, até pelo histórico dela, trata-se de um caso de psicose, mais próximo da esquizofrenia. Um caso, que tudo indica, chegou a cura e ao estado de saúde. Um reversão da doença em saúde, devido a dieta baseada em frutas e outras plantas cruas, que são os alimentos físicos mais adaptados a fisiologia humana.
Vocês vão poder confirmar que Victoria foi diagnosticada como tendo transtorno bi-polar e depressão, porém, ao ser internada e perante os profissionais ela negou que também ouvia vozes. Ao que tudo indica, até pelo histórico dela, trata-se de um caso de psicose, mais próximo da esquizofrenia. Um caso, que tudo indica, chegou a cura e ao estado de saúde. Um reversão da doença em saúde, devido a dieta baseada em frutas e outras plantas cruas, que são os alimentos físicos mais adaptados a fisiologia humana.
Foto antes, quando tinha a doença e atualmente
Confiram a entrevista. Em itálico estão escritos meus comentários e perguntas, Vinícius Ribeiro, terapeuta holístico e psicólogo. E escrito em normal estão as respostas de Victoria.
Você tem ou teve esquizofrenia ?
Eu fui oficialmente diagnosticada como bipolar e severamente depressiva. Eu nunca disse a um doutor sobre as vozes em minha cabeça. Eu estava aterrorizada de ficar presa em um hospital psiquiátrico.
O que diziam as vozes que você ouvia ?
Elas diziam muitas coisas. Você é feia. Ninguém gosta de você. Pessoas estão tentando te machucar. Corte-se. Bata na sua cabeça. Bata em si mesmo. Pule de uma ponte. Pule na frente de um trem. Você é inútil. Você é um fracasso. É melhor que você esteja morta. Coisas assim.
E agora. Estas vozes pararam ?
Sim. Elas pararam. Elas tem somente voltado quando tentei comer refeições cruas gordurosas, carnes, laticínios ou comida processada. Assim que consegui comer comidas veganas integrais de baixa gordura, então a névoa em minha mente clareou e os pensamentos se tornaram pacíficos.
Isto é ótimo! Estou feliz por você. E o trigo? Você disse em uma entrevista anterior que o trigo também fazia você ficar doente.
Sim. Trigo é uma comida processada. Toda comida processada, mesmo a livre de glúten.
Então você curou a si mesmo com uma dieta vegana crua, de baixa gorduras e sem processados.
Sim. Exatamente. Eu gostaria de adicionar que, uma vez que minha mente ficou clara, eu comecei a praticar diariamente meditação e yoga.
Você teve ajuda de um terapeuta ou algum profissional de saúde para se curar ?
No princípio eu não tive ajuda. Tudo que eu tive foi fé no primeiro par de anos. Ao longo dos 12 anos comendo principalmente frutas frescas e vegetais crus, tive ajuda de outros coachs em alimentação crua e li e ouvi centenas de livros de auto-ajuda.
Você acreditava que era possível se curar ?
Definitivamente! Eu acredito que a única maneira que nós curamos é através de nossa própria vontade.
Eu vi que você usou maconha. Como foi ?
Eu não dei para mim o que eu estava procurando e me dei um monte de coisa que eu não estava buscando. Eu estava buscando por um tipo de iluminação no qual a maconha me deu a ilusão de me oferecer. Às vezes, mudava a maneira como eu olhava para as coisas, mas nunca poderia utilizar o que aprendi depois de me deprimir. Eu tinha sempre que viajar de novo para ver.
Eu encontrei que eu sou muito mais capaz de ver as coisas claramente e com uma diferente perspectiva através da meditação. O que maconha me deu foi um vício, ansiedade, paranoia, comportamento anti social e pulmões sujos.
Você toma ou tomou qualquer tipo de suplementos ?
Eu não tomo suplementos. Eu tomei uma dose de B12 há sete anos atrás quando um amigo estava distribuindo no Festival Woodstock da Fruta. De outra forma eu não tenho tomado qualquer tipo de suplemento desde que iniciei este estilo de vida de comer a maior parte de frutas e vegetais há doze anos atrás.
Você tomou por que achou que precisava ?
Não. Eu não pensei que eu precisava. Eu só queria ver se eu sentia qualquer diferença depois de tomar, e não senti.
Você estava provavelmente correta.
Sim.
Pesquisas têm apontado a relação das psicoses (esquizofrenia, transtorno bipolar e outras) com os intestinos. Como é sua saúde intestinal? Você tinha uma boa saúde intestinal?
Eu penso que doença mental tem muito a ver com a digestão. Quando nossa digestão está fluindo suavemente, nossa mente também está.
O que é chamado segundo cérebro pode ser mesmo o primeiro em muitos casos. Quando o dano aos intestinos é relevante a ponto de afetar a mente.
Eu disse intestinos porque eles são os mais sensíveis, têm muitos neurônios, produz hormônios, vitaminas, distribui nutrientes para a corrente sanguínea, e nos intestinos vivem trilhões de bactérias benéficas para o corpo. Mas realmente a sensibilidade está também no estômago e todo trato digestivo. Eu sinto que a sensibilidade é mais afetada com as carnes, grãos, cereais, derivados de leite de vaca, e cozidos. Além de ovos e outros derivados animais.
Sim. Eu não estou certa em meu caso se são somente meus intestinos porque se meu estômago está transtornado assim também está minha mente. E também quando meus intestinos estão angustiados também está minha mente. Eu posso localizar com detalhes apenas nos intestinos.
Você sabe mais alguém que tenha se curado com uma dieta crua vegana de esquizofrenia, transtorno bipolar ou outro sofrimento mental?
Eu sei de outras pessoas com doenças mentais que se curaram ou fortemente melhoraram com uma dieta vegana crua baixa em gordura.
Esquizofrenia e Bipolar ?
Ambos.
Uau! Isso parece incrível.
Faz sentido pra mim.
Pra mim também! Eu acredito no poder de regeneração do próprio corpo e no poder de nutrição e desintoxicação das frutas e outros vegetais crus. Eu experienciei isso por sete anos!
Sim!
Você é vegana?
Sim. Eu diria baseada em plantas ("plant based").
Algum problema com a palavra vegan?
Não num todo. Eu tive experiências onde as pessoas têm visões extremas sobre se as pessoas são na verdade veganas ou não. Eu não tenho tais visões extremas.
Victoria, para terminar você gostaria de deixar uma mensagem para aqueles que te acompanharam nesta entrevista até aqui.
Sim. Eu sou muito agradecida a todos que me apoiaram e me aplaudiram durante minha jornada na saúde física, mental e espiritual nos passados 12 anos. Eu sou realmente abençoada por muitas maravilhosas pessoas em minha vida.
Quantas bençãos. Gratidão. E sucesso em sua jornada.
Obrigado.